Início Incêndios Incêndio em Braga dominado em 90%, Amarante preocupa Proteção Civil

Incêndio em Braga dominado em 90%, Amarante preocupa Proteção Civil

135
0

O incêndio que lavra no distrito de Braga está dominado em 90% e um outro no concelho de Amarante, iniciado há cerca de trinta minutos, “está a levantar alguma preocupação”, disse um responsável da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em declarações à agência Lusa, afirmou que estão a ser ativados os meios para o combate às chamas que lavraram em mato em Freixo de Baixo e Freixo de Cima, na freguesia de Gatão, no concelho de Amarante, no distrito do Porto.

Segundo a mesma fonte, no combate ao fogo estão empenhados 54 efetivos, apoiados por onze viaturas e três meios aéreos.

Em Braga, segundo informação do comando local, 90% do incêndio está dominado, disse Alexandre Penha.

As chamas no distrito de Braga, que lavram em ambiente de mato, em São Martinho, estão a ser combatidas por 92 efetivos apoiados por 25 viaturas e três meios aéreos.

Relativamente ao estado de alerta especial, que colocou sete distritos em alerta vermelho, desde as 00:00 de sexta-feira passada, Alexandre Penha disse que será feita uma reunião de “reavaliação” na segunda-feira de manhã.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Porto estão até às 23:59 de segunda-feira em alerta especial vermelho.

“A lógica é permanecerem aqueles distritos a vermelho, sendo que a avaliação final será feita durante uma reunião na segunda-feira de manhã, logo ao final da tarde haverá alguma orientação, se se mantêm os mesmos, se haverá alargamento, ou se em alguns daqueles distritos poderá decrescer o nível de alerta”, afirmou Alexandre Penha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.