Início Mundo Tailândia: fotos de alívio e de esperança de uma rápida evacuação

Tailândia: fotos de alívio e de esperança de uma rápida evacuação

196
0

Equipas de resgate esperam evacuar rapidamente as 12 crianças e o seu treinador presos há 11 dias numa gruta na Tailândia.

As 12 crianças e o seu técnico de futebol encontrados milagrosamente depois de nove dias numa caverna na Tailândia estão “com boa saúde”, segundo a marinha tailandesa, que divulgou na quarta-feira um segundo vídeo, na esperança de uma rápida evacuação.

“Depois de terem comido, todos foram examinados por um médico militar”, diz a Marinha, sem se pronunciar, por agora,  sobre o dia da sua evacuação, complicado, com longas passagens de mergulho. Neste vídeo gravado terça-feira, vemos onze crianças dizer olá, o seu nome, então “eu estou de boa saúde”. A Marinha não explicou porque a 12ª criança não registou uma mensagem, assim como o jovem treinador de 25 anos. O treino de mergulho começou e esta primeira confirmação de sua boa saúde deu esperança para uma rápida evacuação.

“Estou tão feliz”, reagiu, em lágrimas, a mãe de um dos meninos, Bew, assistindo ao vídeo, projetado pelos socorristas num ecrã colocado numa tenda, não muito longe da entrada da gruta onde as famílias estão à espera da evacuação dos seus filhos.

“Ele está magro”, observou, depois de ver a mensagem do filho. O sistema de linha telefónica instalado na galeria, que deveria permitir que as crianças entrassem em contacto direto com os pais, por não poder ter sido ativado.

Uma viagem de regresso de vários quilómetros

“Será difícil evacuá-los hoje”, disse Narongsak Osottanakorn, que lidera a célula de resgate, recusando qualquer especulação quanto à data da evacuação.

“Precisamos ter 100% de certeza” ao decidir sobre a evacuação, o que poderia ser feito em vários grupos de crianças, acrescentou.

O percurso de retorno é de fato vários quilômetros em colinas montanhosas, com passagens subaquáticas difíceis.

Alimentos, medicamentos e equipamentos de mergulho

Os pertences das crianças – bicicletas e sapatos – foram encontrados poucas horas depois do alerta do seu desaparecimento, logo na entrada da caverna.

O equipamento de mergulho foi levado até ao local, assim como comida e remédios.

Enquanto isso, com a ajuda de especialistas japoneses, as equipas de resgate continuam a bombear a maior quantidade de água possível da caverna para facilitar a sua saída.

Equipas de especialistas da Austrália, Grã-Bretanha, Japão e China, bem como cerca de trinta soldados americanos, estão a dar o seu apoio aos mil trabalhadores de resgate tailandeses mobilizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.