Início Atualidade UE oferece 15.000 passes “Interrail” aos europeus de 18 anos

UE oferece 15.000 passes “Interrail” aos europeus de 18 anos

479
0
People carry backpacks before boarding a train at the Gare de Lyon railway station in Paris on July 8, 2016 during holiday departures. / AFP PHOTO / PHILIPPE LOPEZ

Os jovens europeus com a idade de 18 anos têm até 26 de junho para tentar a sorte, respondendo a um questionário e um questionário online. Uma iniciativa que a Comissão Europeia pretende replicar nos próximos anos.

A Comissão Européia está a oferecer 15.000 passes para jovens de 18 anos para viajar neste verão para a União Europeia (UE): a Operação#DiscoverEU, lançada em 12 de junho, permite que os candidatos tentem a sorte no Portail européen de la jeunesse até 26 de Junho, às 13h00.

Para ser elegível, é preciso ter 18 anos de idade em 1 de julho de 2018, ou seja, ter nascido entre 2 de julho de 1999 (inclusive) e 1 de julho de 2000 (inclusive) e ter a nacionalidade de um dos 28 países. Os participantes podem-se inscrever sozinhos ou em grupos, com o objetivo de viajar entre um a trinta dias no máximo, principalmente de comboio, mas com algumas possibilidades de avião, autocarro e ferry. “Eles podem escolher entre um e quatro destinos (que devem ser países da UE) e ter que retornar ao seu país de origem. A viagem deve começar entre 9 de julho de 2018 e 30 de setembro de 2018 “, diz o portal.

Publicidade

Neste último, os candidatos devem fornecer os seus dados e informações pessoais sobre a viagem que pretendem realizar e responder a um questionário com cinco perguntas relacionadas com o Ano Europeu do Património Cultural 2018, as iniciativas da UE a favor dos jovens e as próximas eleições para o Parlamento Europeu. “Finalmente, eles terão que responder a uma pergunta complementar sobre o número de jovens que, em sua opinião, estarão candidatar-se a esta iniciativa. As respostas permitirão que a Comissão Europeia selecione os candidatos “, disse este último num comunicado.

Acesso contestado

Os 15.000 passes serão distribuídos em proporção à população de cada país. Os beneficiários, que são considerados “embaixadores” desta iniciativa, “serão convidados a compartilhar as suas experiências de viagem, por exemplo, nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, ou com uma apresentação na sua escola ou no seu bairro“.

Um segundo ciclo de candidaturas oferecendo “pelo menos 5.000 ingressos”, acontecerá no outono de 2018, diz a Comissão Europeia. Esta iniciativa vem na sequência da votação de várias resoluções do Parlamento Europeu que propõem a oferta de passes Interrail a todos os jovens na União Europeia para que eles a possam descobrir na maioridade, uma medida avaliada em 2 mil milhões de euros: alguns pensavam que os principais beneficiários seriam os jovens mais favorecidos, capazes de pagar os custos de tal viagem.

A medida, dotada com 12 milhões de euros em 2018, poderia desenvolver-se no âmbito do próximo programa Erasmus: “Se o Parlamento Europeu e o Conselho chegarem a acordo sobre a proposta [da Comissão Europeia], 1,5 milhões de jovens de 18 anos deverão poder viajar entre 2021 e 2027, com um orçamento de 700 milhões de euros “, argumenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.