Início Atualidade Ricina, a toxina de origem vegetal mais potente

Ricina, a toxina de origem vegetal mais potente

373
0

ricina é uma proteína naturalmente presente nas sementes da mamona (Ricinus communis L.), altamente tóxica, considerada a toxina de origem vegetal mais potente.

A Mamona é uma planta amplamente cultivada num jardim de flores pelo seu valor ornamental e também porque dos seus grãos (sementes) se extrai o óleo de rícino, muito usado no tratamento de cabelos enfraquecidos. Os principais países produtores de mamona são a Índia, a China, o Brasil e Moçambique, contudo esta planta existe um pouco por todo o mundo.

Exuberantes no seu aspeto e de fácil propagação as mamonas são consideradas como uma das plantas mais venenosas do mundo inteiro. Toda a planta, principalmente as sementes, apresenta uma toxina vegetal denominada ricina que provoca uma morte dolorosa e inevitável.

Basta ingerir a quantidade de ricina presente uma das sementes da mamona para que em algumas horas (6 a 8 horas) a vítima comece a sentir dores abdominais, diarreias com sangue, vómitos e uma terrível sensação de queimadura na garganta.

Bastam 6 sementes de mamona para matar uma criança e 8 sementes são suficientes para envenenar mortalmente um adulto. Estão mencionadas ocorrências em que apenas uma semente de mamona provocou a morte de adultos, desconhecendo-se no entanto os antecedentes particulares desses casos.

Ainda não está descoberto um antídoto que funcione contra o veneno da mamona, pelo que a morte do paciente é inevitável, longa e agonizante. Existem casos registados de pessoas afetadas pelo veneno das mamonas que sofreram durante semanas, sendo apenas tratadas com cuidados médicos de apoio a fim de diminuir a intensidade dos efeitos da intoxicação.

Só muito dificilmente um adulto terá vontade de experimentar um dos grãos da mamona, envolvidos no que parece ser uma forte rede espinhosa. No entanto, convém ter todo o cuidado com as crianças, uma vez que a cor atrativa e o aspeto original das sementes desta planta podem constituir uma tentação. É caso para pensar seriamente se será a planta ornamental mais indicada para se ter em casa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.