Início Sci-Tech Astronomia Nave espacial japonesa perto de asteroide para estudar formação do sistema solar

Nave espacial japonesa perto de asteroide para estudar formação do sistema solar

75
0

A nave espacial japonesa Hayabusa2 chegou hoje às proximidades de um asteroide, depois de uma viagem de 3,2 mil milhões de quilómetros, para recolher informações sobre o nascimento do sistema solar e a origem da vida.

Após mais de três anos em viagem, a nave Hayabusa2 estabilizou-se às 09:35 locais (01:35 em Lisboa), a 20 quilómetros do asteroide Ryugu, localizado a cerca de 280 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a agência espacial japonesa (JAXA).

À semelhança da primeira missão Hayabusa, realizada no asteroide Itokawa, o objetivo é analisar a poeira do corpo celeste rochoso – que apresenta carbono e água – e tentar compreender que materiais orgânicos estavam presentes na origem do sistema solar.

De acordo com a agência nipónica, esta análise servirá “para melhor compreender a formação do sistema solar e o surgimento da vida na Terra”.

O regresso desta nave espacial à Terra está previsto para 2020.

Hayabusa2 deixará no Ryugu um robô denominado Minerva2 e um analisador autónomo denominado Mascot, concebido pelo centro francês de estudos espaciais (CNES) e o seu homólogo alemão (DLR).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.