Início Mundo ‘Foi difícil tirar estas fotos, sabendo o que viria em seguida’

‘Foi difícil tirar estas fotos, sabendo o que viria em seguida’

262
0
Uma criança de 2 anos chora enquanto a sua mãe é revistada e detida perto da fronteira entre os EUA e o México em 12 de junho em McAllen, Texas. Foram detidos por agentes da Patrulha Fronteiriça dos EUA antes de serem enviados para um centro de processamento para possível separação. John Moore / Getty Images

Às vezes, uma imagem rompe e captura a essência de uma história sobre a qual todos ouvimos falar. John Moore fez uma dessas imagens na semana passada, quando fotografou uma menina hondurenha de 2 anos de idade, parada pela Patrulha da Fronteira depois de atravessar a fronteira entre os EUA e o México.

A foto é tirada do seu ponto de vista. Os adultos aparecem sobre ela no escuro, e ela está a chorar enquanto a sua mãe é revistada.

Moore fotografara agentes da Patrulha da Fronteira no Vale do Rio Grande em 12 de junho. Naquela noite sem lua, eles encontraram um grupo de pessoas que procuravam atravessar a fronteira, a maioria delas famílias.

Eu pude ver o medo em seus rostos, em seus olhos“, diz Moore, um fotógrafo premiado da Getty Images. “Quando a Patrulha da Fronteira registou os nomes das pessoas, pude ver uma mãe a segurar uma criança pequena.”

John Moore é o autor da imagem que está a correr mundo, símbolo da indignação e crítica à politica de tolerância zero que Donald Trump está a impor nas fronteiras dos EUA e que tem como efeito que menores sejam separados dos pais.

Gostaria de dizer que foi um prazer fazer estas fotos importantes, mas foi doloroso para mim, como jornalistas e como pai.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.