Início Atualidade A chuva tem tido “características das chuvas tropicais”, segundo a Météo France

A chuva tem tido “características das chuvas tropicais”, segundo a Météo France

152
0
O centro da cidade de Sète (Hérault) sob uma chuva torrencial, 11 de junho de 2018. (MAXPPP)

Enquanto se aguarda “o fim das hostilidades“, prometido pela Météo France para quarta-feira, a França continua a viver ao ritmo de tempestades e inundações com 24 departamentos em alerta laranja, terça-feira, 12 de junho pela manhã.

Esta situação tem causado grandes perturbações nas estradas, especialmente na Ile-de-France, onde mais de 500 km de engarrafamentos foram registados pouco depois das 8 horas. Além disso, um comboio da RER descarrilou após um deslizamento de terras causado pelas chuvas.

Uma situação “excecional“, onde as chuvas observadas em França possuem as “características das chuvas tropicais“, estima François Jobard, meteorologista do Météo França questionado pela franceinfo.

É excecional sim. Ainda não temos valores definitivos, mas já medimos 78 mm de chuva em 24 horas na estação meteorológica de Paris-Montsouris. Este é um recorde para um mês de junho, especialmente porque continua a chover. O registo anterior remonta a 24 de junho de 1960, com 58 mm“, afirma François Jobard.

Desde meados de maio, a França está sob uma massa de ar quente e instável que persiste. Amanhã, encontraremos mais correntes oceânicas, com uma massa de ar menos húmida e estável e, portanto, uma situação mais clássica para a estação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.