Início Sci-Tech Tecnologias de Informação Plataforma informática para emigrantes portugueses disponível sexta-feira

Plataforma informática para emigrantes portugueses disponível sexta-feira

582
0
A young woman chanting during the concert of Irish band Kodaline at the main stage of the Alive music festival at Oeiras, outskirts of Lisbon, Portugal, 08 July 2017. TIAGO PETINGA/LUSA

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante passam, a partir de sexta-feira, a dispor de uma plataforma informática que compila toda a informação que estava dispersa pelo conjunto dos cerca de 140 municípios que têm aquele tipo de estruturas.

A apresentação foi feita esta tarde, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, durante o IV Encontro Nacional de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, que contou com a presença do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

“Esta plataforma, que ficou concluída ao fim de dois anos de esforço e trabalho, vai permitir integrar todas as estruturas informativas dos gabinetes de apoio ao emigrante dispersas por todo o país, do norte ao sul, e vai permitir uma gestão mais eficiente e mais eficaz entre a procura e a resposta dos serviços aos cidadãos que querem partir ou regressar a Portugal”, frisou o governante, em declarações aos jornalistas.

Segundo José Luís Carneiro, a informação de atendimento e acompanhamento ficava estritamente na base local, faltando a integração dessa informação numa base comum “que permita trabalhar de uma forma mais sistemática”.

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades Locais, o objetivo da plataforma é “dar uma resposta mais célere e mais adequada nos diferentes serviços da administração pública ao conjunto dos cidadãos ou das empresas que recorrem aos gabinetes de apoio”.

A plataforma informática permite o acesso ao público em geral e acesso reservado aos técnicos dos gabinetes de apoio ao emigrante através do endereço http://gae.mne.pt.

A parte pública tem informação genérica e identificação de todos os gabinetes existentes no país, enquanto a área reservada aos técnicos permite sistematizar todo o tipo de movimentos, o que vai permitir fazer a história da emigração de cada concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.