Início Comunidades Irlanda: Emigrantes portugueses não conseguem trazer bebé para Portugal

Irlanda: Emigrantes portugueses não conseguem trazer bebé para Portugal

2977
0

Um casal emigrado na Irlanda não consegue trazer a Portugal o filho, nascido em janeiro, porque só em setembro é possível obter o Cartão de Cidadão e o passaporte da criança. O atraso no processo resulta na redução do número de funcionários nos serviços consulares. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros sublinha que, entre 2011 e 2015, houve uma redução de 20% nestas equipas.

Ana Pires e Daniel Maganinho contaram ao CM que, aproveitando “a licença de maternidade e paternidade”, pensaram em viajar com “a criança para que pudesse conhecer a família e amigos em Portugal”. Estabelecido o contacto com a embaixada, foram informados de que a obtenção de documentos só poderia ocorrer em setembro.

Contatado pelo CM, o gabinete do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, justificou o tempo de espera explicando “que após a entrada dos elementos necessários nos serviços consulares, os mesmos serão remetidos para a Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, entidade competente pela integração do registo de nascimento de cidadãos nacionais no estrangeiro.

E, só após concluídos estes procedimentos, será possível proceder à emissão de um documento que permita à criança viajar”.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.