Início Economia O Luxemburgo é a 2ª região mais rica da Europa

O Luxemburgo é a 2ª região mais rica da Europa

3320
0
Wikimedia Commons

De acordo com o “Eurostat regional yearbook 2017”, o PIB por habitante no Luxemburgo é de 257% da média da UE.

O Eurostat reporta para o Grão-Ducado um PIB per capita de 75.100 Euros, expresso em termos de padrões de poder de compra. Isso representa 257% da média de todas as regiões dos 28 países da União Europeia, que é de 29.200 Euros. O Luxemburgo ocupa o segundo lugar no ranking das diferentes regiões da Europa, logo a seguir à região Inner London-West, onde o PIB per capita é de 580% da média da UE.

Amplas diferenças por região

Em 4 regiões, o PIB per capita é mais do dobro da média da UE, nomeadamente: Inner London – West, Luxembourg, Hamburg e Brussels Capital / Brussels Hoofdstedelijk Gewest. Um resultado que não é surpreendente, considerando que estas são áreas que atraem muitas pessoas de regiões vizinhas. De facto, o Luxemburgo é o centro económico mais dinâmico da Grande Região, atraindo diariamente, de acordo com os últimos números do Statec, mais de 180 mil transfronteiriços.

Np outro extremo, a Europa ainda possui 19 regiões com um PIB per capita inferior a 50% da média europeia. A região de Severozapaden na Bulgária é a mais pobre com 29% da média, seguida por Mayotte em França (32%). Destas 19 regiões, 5 encontram-se na Bulgária, 4 na Hungria e Polónia, 3 na Roménia, 2 na Grécia e 1 na França.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.