Início Mundo Está mais frio em algumas partes da Europa do que no Polo...

Está mais frio em algumas partes da Europa do que no Polo Norte

664
0
Foto: Wikipedia

Enquanto a Europa treme de frio, o Polo Norte conhece um pico de calor com temperaturas 30 graus centígrados acima da normal para a época, um fenómeno excecional que ocorre em contexto de aquecimento do Ártico.

O termómetro atingiu os 35º negativos em algumas regiões do centro da Federação Russa no domingo, 12º negativos na Polónia e ainda 10º negativos no leste da França.

Durante este tempo, o Polo Norte, mergulhado na escuridão permanente da noite polar, registava temperaturas positivas graças a vagas de ar ameno.

Existe “uma situação de bloqueio anticiclónico no norte da Escandinávia (…) com uma subida de ar ameno da Islândia para o Polo Norte de um lado e o anticiclone do outro, descida de ar frio do Ural e da Rússia ocidental para a Europa ocidental“, disse à agência AFP um meteorologista da Meteo-France, Etienne Kapikian.

Em resultado, “estima-se que ao nível do Polo Norte estão zero graus“, indicou Kapikian, segundo estimativas feitas com modelização, porque não há estação meteorológica instalada no local.

Para ter uma medida mais precisa, é preciso ir ao extremo norte da Groenlândia, “onde se registaram 6,2º no domingo“, acrescentou Kapikian. “É um valor excecional, cerca de 30º acima do que é normal para a época, mesmo 35º dada esta medida tão precisa“, acentuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.