Início Desporto Dakar Barreda e Despres são os novos líderes do Dakar2018

Barreda e Despres são os novos líderes do Dakar2018

383
0

O espanhol Joan Barreda (Honda), nas motas, e o francês Cyril Despres (Peugeot), nos automóveis, foram hoje vencedores na segunda etapa do Rali de todo-o-terreno Dakar2018, assumindo a liderança da prova sul-americana.

Os 267 quilómetros de especial, com partida e chegada a Pisco, no Peru, foram marcados por muitas dunas, a obrigar a forte esforço de navegação, bem aproveitados pelas equipas mais fortes, nomeadamente pela ‘esquadra’ da Peugeot, nos automóveis.

Depois de terem ficado fora do top-10 na curta etapa inaugural, os concorrentes da ‘marca do leão’ dominaram em toda a linha e fizeram pódio, com os gauleses Despres, Peterhansel e Sebastien Loeb.

Despres, já pentacampeão em motas, ainda procura a estreia como vencedor em automóveis, mas terá antes do mais que contar com a experiências dos seus companheiros de marca.

Por enquanto, a diferença entre eles é mínima e não é claro quem será a aposta para vencer: Despres tem 27 segundos de avanço sobre Peterhansel e 6.09 sobre Loeb (quarto na geral).

O melhor dos Toyota é agora o sul-africano Giniel de Villiers, quarto na etapa e terceiro na geral, a 6.09 de Despres.

Carlos Sousa (Renault Duster) foi o português mais rápido nesta etapa de Pisco, com mais 1:24.36 que Despres, o que lhe valeu o 25.º lugar no dia.

Como consequência, passou a ser o melhor luso em prova, em 29.º, a 1:47.48, já com uma penalização de 20 minutos na primeira etapa, embora na véspera a classificação tenha chegado a mostrar uma penalização de duas horas.

André Villas-Boas (Toyota), hoje 44.º, desceu uma posição na geral, para 43.º, a 3:36.44 horas.

Nas motas, Barreda fez valer a sua experiência, no que é já a 21.ª vitória na carreira. Fechou o circuito das dunas 4.24 minutos à frente do francês Adrien Van Beveren (Yamaha), também segundo na geral – tal como na véspera, então atrás do britânico Sam Sunderland (Yamaha).

O único português ainda em prova é Fausto Mota (Tesla-Tamega Rally), em 72.º.

A terceira etapa, segunda-feira, vai de Pisco a San Juan de Marcona, na costa Pacífico do Peru. São 502 quilómetros, dos quais 295 de especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.