Início Culturas Animação Lisboa com Natal interconfessional e concerto com ‘hits’ portugueses no ano novo

Lisboa com Natal interconfessional e concerto com ‘hits’ portugueses no ano novo

348
0

A Câmara de Lisboa vai celebrar o Natal em igrejas, mas também em espaços de outras confissões e promove um concerto com ‘hits’ do pop-rock português para a passagem de ano, anunciou hoje a autarquia.

A celebração do natal com comunidades que professam outras religiões, espetáculos de ‘video mapping’ na Fonte Luminosa, animação de rua e um concerto com vários artistas portugueses que vão interpretar ‘hits’ do pop-rock português na passagem de ano são algumas das propostas da Câmara Municipal de Lisboa para a programação natalícia e de fim de ano do município.

A autarquia vai investir cerca de 650 mil euros na programação, “menos 110 mil” do que em 2016, anunciou o presidente da Câmara, Fernando Medina, durante uma conferência de imprensa que decorreu hoje à tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“É um momento particular da vida coletiva na cidade”, notou o autarca, considerando que a programação procura criar condições “para um maior usufruto do espaço público e da relação de todos com a cidade”.

Às 18:00 de 01 de dezembro vão ser acendidas no Terreiro do Paço as 86 mil lâmpadas que vão iluminar as ruas da cidade até ao Dia de Reis, informou.

Durante a época natalícia, haverá ainda a habitual projeção de espetáculos de ‘videomapping’, mas desta vez na Fonte Luminosa e não no Terreiro do Paço como é hábito, cujas datas ainda estão por anunciar, referiu Fernando Medina.

No Terreiro do Paço, volta a ser instalada uma árvore de natal de 30 metros, sendo que também haverá uma árvore no Rossio, disse.

Os concertos em igrejas da cidade durante o mês de dezembro, de 01 a 17, são já “uma tradição” em Lisboa, que este ano se estende também a espaços de culto de outras religiões, como é o caso do Centro Ismaili de Lisboa e o Templo Radha Krishna, anunciou, durante a conferência de imprensa, a vereadora Catarina Vaz Pinto.

Com a novidade, o município pretende mostrar uma Lisboa “aberta e tolerante” às várias comunidades religiosas que habitam na cidade, explanou.

Para a programação de fim de ano – que a autarquia apelida de “Super Ano Novo” -, haverá concertos na Praça do Comércio, de 29 a 31 de dezembro.

A 29 de dezembro, atua a fadista Ana Moura, e, no dia seguinte, o palco na Praça do Comércio será reservado à música africana, com atuações da cantora de ascendência cabo verdiana Lura e do angolano Bonga, referiu a vereadora.

Para a passagem de ano, as festividades arrancam às 22:00 com concerto de Marta Ren & The Groovelvets, seguido da atuação dos Capitão Fausto.

Depois do espetáculo pirotécnico, acompanhado da música do duo Beatbombers(Stereossauro e DJ Ride), segue-se um concerto que junta vários artistas portugueses que vão cantar hits do ‘pop-rock’ português, num evento com direção artística de Luís Varatojo, contou Catarina Vaz Pinto.

Após a meia-noite, sobem ao palco nomes como Ana Bacalhau, Lena D’Água, Viviane e Samuel Úria, num concerto “para a família” e que junte diferentes gerações, realçou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.