Início Conflitos Coreia do Norte envia condolências ao governo espanhol

Coreia do Norte envia condolências ao governo espanhol

492
0

A Coreia do Norte enviou uma mensagem de condolências ao Governo espanhol devido aos ataques ocorrido na semana passada na Catalunha, que fizeram 14 mortos e 135 feridos, anunciou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

“O primeiro-ministro da República Popular Democrática da Coreia [RPDC, designação oficial do país], Pak Pong-ju, enviou na sexta-feira uma mensagem de apoio ao Presidente [do Governo] espanhol, Mariano Rajoy Brey, devido ao ataque terrorista em Barcelona que causou um grande número de vítimas”, refere o despacho da agência oficial norte-coreana.

Na mensagem, Pyongyang manifesta o desejo de que “o Governo e o povo espanhol possam superar rapidamente os efeitos deste ataque terrorista”, sublinhando ainda a “firme postura do Governo da RPDC perante qualquer forma de terrorismo”, segundo a KCNA.

O comunicado também refere que o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong-ho, endereçou uma mensagem idêntica ao seu homólogo espanhol, Alfonso Dastis.

Apesar de não ter embaixada em Pyongyang, Espanha mantém formalmente relações diplomáticas com a Coreia do Norte desde 2001, enquanto o país asiático abriu uma representação permanente em Madrid em finais de 2013.

Em julho, a diplomacia espanhola convocou o embaixador norte-coreano em Madrid para lhe comunicar que as relações bilaterais estão a ser alvo de uma “revisão” após os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais levados a cabo pelo regime de Kim Jong-un em violação das resoluções das Nações Unidas.

Espanha foi esta semana alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Cambrils, na Catalunha, que fizeram 14 mortos e 135 feridos, com a utilização de viaturas que atropelaram pessoas indiscriminadamente.

A lista de vítimas mortais do ataque em Barcelona inclui duas portuguesas, uma mulher de 74 anos, residente em Lisboa, e a sua neta, de 20.

Em Barcelona, o ataque ocorreu na quinta-feira à tarde, nas Ramblas, uma avenida muito frequentada por turistas.

Na madrugada de sexta-feira, cinco homens num automóvel atropelaram um grupo de pessoas em Cambrils, uma estância balnear a cerca de 100 quilómetros de Barcelona, fazendo um morto e cinco feridos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.