Início Sociedade Morreu o poeta Armando Silva Carvalho aos 79 anos

Morreu o poeta Armando Silva Carvalho aos 79 anos

396
0
COMPARTILHE

O poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu hoje de manhã, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, vítima de doença prolongada, anunciou, em comunicado, a Porto Editora.

Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, em Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim, acrescenta o grupo editorial.

A editora adiantou não serem ainda conhecidos pormenores sobre as cerimónias fúnebres.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, foi jornalista, publicitário e professor do Ensino Secundário, atualmente, paralelamente à sua atividade literária é tradutor.

Na poesia, deu-se a conhecer em 1959, quando colaborou na “Antologia de poesia universitária”, na qual colaborou ao lado de Ruy Belo, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz, entre outros.

Poemas seus fazem parte da “da “IV Líricas Portuguesas”, antologia poética organizada, em 1969, por António Ramos Rosa.

Entre outros galardões, o poeta, que se encontra traduzido em castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e neerlandês, recebeu os prémios P.E.N.- Clube Português de Poesia, em 1996, Miguel Nava, em 2000, Fernando Namora/Estoril Sol, em 2003, o Grande Prémio de Literatura DST, em 2014, o de Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2016, e o prémio literário do Correntes d’Escritas, este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here