Início Sociedade Morreu o poeta Armando Silva Carvalho aos 79 anos

Morreu o poeta Armando Silva Carvalho aos 79 anos

488
0

O poeta e tradutor Armando Silva Carvalho morreu hoje de manhã, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, vítima de doença prolongada, anunciou, em comunicado, a Porto Editora.

Armando Silva Carvalho nasceu em 1938, em Olho Marinho, Óbidos, e era um dos mais importantes poetas portugueses da atualidade, tendo ainda recentemente vencido os mais importantes prémios literários nacionais, com o seu último livro “A Sombra do Mar”, publicado pela Assírio & Alvim, acrescenta o grupo editorial.

A editora adiantou não serem ainda conhecidos pormenores sobre as cerimónias fúnebres.

Licenciado em Direito, pela Universidade de Lisboa, foi jornalista, publicitário e professor do Ensino Secundário, atualmente, paralelamente à sua atividade literária é tradutor.

Na poesia, deu-se a conhecer em 1959, quando colaborou na “Antologia de poesia universitária”, na qual colaborou ao lado de Ruy Belo, Fiama Hasse Pais Brandão, Luiza Neto Jorge e Gastão Cruz, entre outros.

Poemas seus fazem parte da “da “IV Líricas Portuguesas”, antologia poética organizada, em 1969, por António Ramos Rosa.

Entre outros galardões, o poeta, que se encontra traduzido em castelhano, russo, francês, inglês, sueco, letão, alemão, italiano e neerlandês, recebeu os prémios P.E.N.- Clube Português de Poesia, em 1996, Miguel Nava, em 2000, Fernando Namora/Estoril Sol, em 2003, o Grande Prémio de Literatura DST, em 2014, o de Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2016, e o prémio literário do Correntes d’Escritas, este ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.