Início Política Marcelo apela aos portugueses que inscrevam os filhos no ensino da língua...

Marcelo apela aos portugueses que inscrevam os filhos no ensino da língua e se recenseiem

969
0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje aos portugueses no Luxemburgo para que inscrevam os filhos nas aulas de português e que se registem para votarem nas eleições municipais luxemburguesas de junho.

“Apelo aos portugueses para que inscrevam os seus filhos no ensino que foi recriado com um acordo entre os dois governos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no primeiro dia da visita de Estado ao Luxemburgo.

O ensino complementar, fora do horário escolar, foi já criticado por representantes da comunidade portuguesa no Luxemburgo, por considerarem que os pais não têm condições de vida que lhes permitam levar os filhos a estas aulas, o que não acontecia quando a oferta era no ensino integrado e os alunos estavam na escola.

Publicidade

O Presidente apelou ainda à participação eleitoral dos portugueses, considerando que “é incompreensível que uma população como a da comunidade portuguesa aqui esteja sub-representada em termos de recenseamento e de votos nas eleições locais” luxemburguesas.

“É dispor, a comunidade, de um instrumento de afirmação política e cívica e não o utilizar e isso é uma pena, votem como votarem, mas não deixem de se interessar pela vida de uma comunidade em que têm um papel tão importante”, disse o Presidente.

Segundo dados oficiais, residem no Luxemburgo cerca de 100 mil portugueses, que representam 16,4 por cento da população deste país.

Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado sobre a possibilidade de Mário Centeno vir a ser escolhido para presidir ao Eurogrupo, mas escusou-se a fazer qualquer comentário, passando diretamente para estes apelos à comunidade portuguesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.