Início Culturas Numismática Britânicos preparam-se para a nova moeda de £1

Britânicos preparam-se para a nova moeda de £1

70
0
COMPARTILHE

Este mês entra em circulação a nova moeda britânica de uma libra, . Desde 1983, altura em que substituiu a nota de £1 que esta moeda tem uma forma redonda.

Nos entanto, a forma redonda tem os dias contados. A nova moeda tem 12 lados, é feita com uma liga de dois metais e as autoridades afirmam que é a moeda mais segura no mundo.

Tal como as restantes moedas britânicas, a nova moeda tem a efígie da Rainha Isabel II de um dos lados e no outro um desenho criado por David Pearce, um adolescente que venceu o concurso em 2015. O desenho combina os símbolos tradicionais do Reino Unido e Irlanda do Norte.

Porquê a mudança?

De acordo com a Casa da Moeda britânica, Royal Mint, cerca de 3% das moedas atualmente em circulação (cerca de 45 milhões) são falsas. A nova moeda apresenta uma série de características de segurança que vão dificultar a vida aos falsificadores. Por exemplo, um holograma que muda o símbolo de “£” para “1” quando se olha a partir de um ângulo diferente. A nova moeda é também mais leve e fina.

A nova moeda entra em circulação no dia 28 de março. As moedas antigas permanecerão em circulação até 15 de outubro deste ano. Até lá, quem tiver estas moedas poderá simplesmente trocá-las pelas novas moedas nos bancos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here