Início Política Rússia conseguiu “deter a guerra civil” na Síria, diz ministro Defesa russo

Rússia conseguiu “deter a guerra civil” na Síria, diz ministro Defesa russo

609
0

A intervenção da Rússia na Síria permitiu “impedir a desintegração” do Estado sírio e “deter praticamente” a guerra civil, considerou hoje o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu.

“A desintegração do Estado sírio foi impedida, a guerra civil praticamente terminada”, disse o ministro, referindo-se aparentemente à trégua declarada no final de dezembro, apesar de os combates prosseguirem.

O ministro, que intervinha na Duma (câmara baixa do parlamento russo), evocou um enorme esforço para manter a missão russa na Síria, referindo o transporte diário de duas toneladas de carga por mar e ar.

Publicidade

Moscovo não divulgou oficialmente o número de tropas que mantém na Síria. Segundo estimativas dos ‘media’ russos, serão pelo menos 4.000 militares russos.

Para Shoigu, a missão na Síria marca uma nova etapa de “luta conjunta contra o terrorismo”.

Shoigu manifestou por outro lado satisfação com o desempenho militar russo, afirmando que foi demonstrada a capacidade de novas armas.

Segundo o ministro, as Forças Armadas russas testaram 162 tipos de armas na Síria e apenas 10 ficaram aquém das expectativas. Shoigu não precisou a que armas se referia.

Os pilotos russos, disse, fizeram 1.760 missões de combate desde o lançamento da campanha aérea, em setembro de 2015, e mataram mais de 3.100 combatentes, incluindo 26 senhores de guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.