Início Culturas Música “Natal em Lisboa” com concertos em igrejas, Cinema São Jorge, Capitólio e...

“Natal em Lisboa” com concertos em igrejas, Cinema São Jorge, Capitólio e aeroporto

190
0
COMPARTILHE

Os concertos “Natal em Lisboa” vão voltar a presentear a capital com espetáculos em igrejas e no Cinema São Jorge, de 01 a 17 de dezembro, alargando este ano a iniciativa ao Capitólio e ao aeroporto Humberto Delgado.

Segundo a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), a programação desta edição “espelha a diversidade das tradições natalícias nos quatro cantos do mundo, com cânticos de Natal romenos e australianos, passando pelos clássicos alemães ou o cancioneiro tradicional português”.

Os concertos “Natal em Lisboa” destinam-se a “toda a família” e são de entrada gratuita, informou a organização, em comunicado.

No arranque do ciclo de concertos, a novidade da programação é a construção de “um presépio em cortiça” dedicado a Santo António, desafio destinado às crianças da capital e que vai decorrer no Museu de Lisboa — Santo António.

À semelhança das edições anteriores, o convite à descoberta do “rico património eclesiástico” de Lisboa reflete-se na programação de espetáculos em sete igrejas, em vários pontos da cidade, “de Marvila ao Lumiar, do Bairro Alto à Graça”.

O primeiro concerto vai realizar-se na igreja de São Vicente, no dia 03 dezembro, pelos 21:30, com a atuação, pela primeira vez, do grupo romeno Vivarte, que vai tocar “cânticos de natal tradicionais da Roménia, mas também clássicos intemporais de Mozart ou Schubert”.

Um dos novos palcos da iniciativa “Natal em Lisboa” é o Capitólio, que vai receber “um original concerto de Natal, que cruza o fado, o canto lírico e o piano”, com a atuação do grupo Fado Lírico, no dia 07 de dezembro, às 21:30.

Já o Cinema São Jorge vai voltar a receber várias formações da Escola de Música do Conservatório Nacional, nomeadamente a Orquestra Sinfónica, Pequenos Cantores, Musaico e Coro Geral, num espetáculo a 13 de dezembro, pelas 21:30.

No aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a iniciativa vai “dar as boas-vindas aos que aterram na cidade com um concerto inesperado, do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa”, em que vão ser interpretados “cantos natalícios portugueses, mas também da Hungria, Colômbia, Finlândia, Argentina ou Israel”, afirmou a organização.

Entre os grupos que integram esta edição do “Natal em Lisboa” encontram-se o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa, Os Músicos do Tejo, a Escola de Música do Conservatório Nacional, o Coro Ricercare, o Fado Lírico e a Orquestra e Coro Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa.

Além da igreja de São Vicente, as igrejas lisboetas de São Nicolau, de São Roque, do Colégio de São João de Brito, da Graça, de Santo Agostinho de Marvila e de São Domingos também vão acolher espetáculos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here