Início Economia Em Singapura já se pode utilizar táxis sem condutor

Em Singapura já se pode utilizar táxis sem condutor

792
0
Um veículo autónomo é conduzido durante um teste, em Singapura, no dia 24 de agosto. Fotógrafo: Yong Teck Lim / AP Photo

Os primeiros táxis sem condutor começaram a estar disponíveis para o público em Singapura. O projecto-piloto é um marco no desenvolvimento dos carros autónomos, mas o seu alcance é ainda reduzido.

Apenas seis veículos autónomos – Renault ZOES e Mitsubishi i-MiEVs, modificados pela startup norte-americana nuTonomy – estão a disponibilizar este serviço, oferecendo passeios.

Os testes estão a ser realizados num percurso de seis quilómetros, em condições normais de trânsito. Ou seja, a frota de seis automóveis vai ter de lidar com semáforos e à hora de ponta na zona onde estão sediadas as empresas científicas e os laboratórios de investigação governamentais.

Cada carro está equipado com seis Lidar, sistema de deteção que recorre a lasers que funcionam como radares. Há ainda duas câmaras no tablier que detetam as mudanças nos semáforos.

O CEO e co-fundador Karl Iagnemma disse à Associated Press que o teste teve agora o seu início, e que a empresa quer ter uma frota completa de carros autónomos para serem comercializados a partir de 2018.

Os testes vão ser acompanhados pelos engenheiros da empresa para monitorizar o desempenho e intervirem, se necessário, de acordo com um comunicado da nuTonomy, sediada em Singapura.

A tecnologia está a amadurecer a um ponto em que a comercialização se vai tornar possível logo assim que se prove que existe confiança no sistema e na segurança“, disse Doug Parker, diretor de operações da nuTonomy. “Eu diria que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde“, com carros totalmente autónomos que funcionam sem condutores, possivelmente dentro de cinco anos, acrescentou.

Este teste significa que a NuTonomy ultrapassou a Uber, ao ser a primeira empresa a testar publicamente táxis autónomos. A Uber tinha anunciado na semana passada que iria colocar os seus carros sem condutor, em Pittsburgh, ainda este mês.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.