Início Sci-Tech Perseidas 2016: a chuva de estrelas mais espetacular do verão

Perseidas 2016: a chuva de estrelas mais espetacular do verão

936
0
Mike Blake/ Reuters

A grande chuva de Perseidas vai ocorrer na noite de quinta para sexta-feira. O pico será de 200 a 300 estrelas a cruzarem o céu numa hora.

Os apaixonados pela observação do céu e pelas estrelas não vão perder a grande chuva anual de Perseidas. Este desfile de meteoros será particularmente espetacular nesta noite de quinta para sexta-feira … se as nuvens não forem desmancha-prazeres. No Luxemburgo, um encontro está previsto para sexta-feira à noite, perto de Eschweiler, que deve reunir centenas de pessoas.

Este magnífico espetáculo, especialmente visível no Hemisfério Norte, é oferecido pelas Perseidas, detritos do cometa Swift-Tuttle, que cruzam a órbita da Terra todos os anos, entre meados de julho e meados de agosto.

O fenómeno dura enquanto a Terra passa através de zonas onde permanecem esses detritos. Mas a sua intensidade atinge diversos picos, um deles é esperado na sexta-feira, por volta da 1h30. Entre 200 a 300 estrelas cadentes devem cruzar o céu numa hora, de acordo com os especialistas.

Estas são previsões. A partir da nossa experiência, os picos não acontecem onde o esperamos“, sorri Nic Feierstein, dos Astrónomos amadores do Luxemburgo (AAL).

Para quem está em Portugal, o ponto máximo da famosa chuva ocorre também na sexta-feira, dia 12, entre as 13 e as 15 horas, razão pela qual, “infelizmente, não será visível em Portugal“. No entanto, sublinha o Observatório Astronómico de Lisboa, “valerá a pena observá-las à noite nos dias próximos do pico e até ao dia 24 de Agosto“. Neste ano, o fumo dos incêndios deve dificultar ainda mais a visibilidade.

Escolher o seu ponto de observação

A principal preocupação dos astrónomos é o estado do tempo! O risco de céu nublado está presente. Para o Luxemburgo, esta quinta-feira noite, é de 50/50. Nic Feierstein recomenda ficar longe da poluição luminosa das cidades e esperar até depois da meia-noite, porque mais negro estiver o céu melhor se podem ver as ‘estrelas’.

É preciso esperar pelo menos 10 minutos para que a visão se acomode à escuridão. Sentado numa espreguiçadeira ou deitado sobre a relva não há senão esperar. É a olho nu que se tem o maior campo de visão. Não há necessidade de usar binóculos ou telescópio.

Para aqueles que querem uma explicação durante o ‘espetáculo, os Astrónomos amadores do Luxemburgo organizam um encontro na sexta-feira à noite. O local é junto à capela de Saint-Donatus, entre Beidweiler e Eschweiler dada às 22h desta sexta-feira à noite no St. Donatus capela, entre Beidweiler e Eschweiler. Todos os anos, há a participação de centenas de pessoas. Previna-se com botas, roupas quentes, água e um pequeno lanche e maravilhe-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.