Início Mundo Clima NASA: julho de 2016 foi o mês mais quente da Terra desde...

NASA: julho de 2016 foi o mês mais quente da Terra desde que há registos

Resultados da agência espacial norte-americana combinam as temperaturas da superfície do mar, do ar e da terra.

1032
0
Imagem: NASA

Os dados da NASA mostram que Julho foi o mês mais quente de sempre, desde que há registos globais que datam de 1880, anuncia a Rádio Renascença.

As temperaturas máximas registadas em Julho de 2016 ultrapassam o recorde atingido 12 meses antes.

Estes valores foram publicados no site da Agência Espacial Norte-americana e divulgados na rede social Twiter por Gavin Schmidt, director do Instituto Goddard para os Estudos Espaciais da NASA. Os resultados combinam as temperaturas da superfície do mar, do ar e da terra.

Publicidade

Em causa está uma subida de 0,84 graus em relação à média de Julho registada entre 1951 e 1980, bem como 0,11 graus acima do valor de Julho do ano passado.

Ao jornal britânico “The Guardian”, David Karoly, um especialista em clima, confirma que face aos valores assinalados, 2016 será “quase de certeza” o ano mais quente até agora registado.

Este registo de subida resulta da combinação dos efeitos do El Niño, um fenómeno no Oceano Pacífico, e da actividade humana.

Em Portugal, domingo (7 de Agosto) foi o mais quente deste ano, com um valor médio da temperatura máxima a atingir os 38,2 graus e a mínima 19,1, segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera. Os maiores valores da temperatura máxima (superiores a 44 graus) observaram-se em Mora, distrito de Évora, (44,8), Tomar, distrito de Santarém (44,7) e Lousã, distrito de Coimbra (44,6).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.