Início Portugal + 5 praias fluviais (parte II)

+ 5 praias fluviais (parte II)

3271
0

As praias fluviais são cada vez mais uma opção a ter em conta, não só pela sua qualidade, mas também pelos momentos de lazer e tranquilidade que nos podem proporcionar. Para todos aqueles que gostando da praia, não descuram do ar fresco do campo, deixamos aqui algumas das melhores praias fluviais em Portugal.

1. Praia fluvial do Mosteiro

Escapadinha_405

Publicidade

A praia fluvial do Mosteiro encontra-se rodeada de algumas pequenas e grandes hortas, sendo propriedade dos habitantes da aldeia onde se insere, que lhe confere um enquadramento bastante rural.

Banhada pela bonita ribeira de Pera, esta praia tem enormes espaços verdes e uma zona extensa de água para banhos. Numa zona perpendicular à Praia há uma pequena cascata com um riacho. Existem várias árvores nas imediações, proporcionando agradáveis sombras.

Situa-se no Concelho de Pedrógão Grande, na pequena povoação de Mosteiro, cuja praia é banhada pela Ribeira de Pera. Coordenadas GPS: 39º56 10.85N 08º1112.41W

2. Praia Fluvial da Pampilhosa da Serra

pampilhosa

Situada na sede de concelho, a praia fluvial de Pampilhosa da Serra é, hoje, um dos seus maiores postais ilustrados.

As águas límpidas e cristalinas do rio Unhais proporcionam banhos refrescantes e momentos de diversão a todos quantos nelas mergulham.

Aproveite e mergulhe na história da vila da Pampilhosa da Serra.

Esta praia tem a classificação de Praia Acessível. Coordenadas GPS 40º 02’49.48″ N 07º 57’01.30″ W

3. Praia Fluvial da Barragem de Santa Luzia

Santa-Luzia

Medalhada de Ouro pela Quercus e construída entre dois enormes rochedos, é uma das zonas paisagísticas mais deslumbrantes do concelho de Pampilhosa da Serra e de todo o território das Aldeias do Xisto.

O local é bastante aprazível para canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, actividades náuticas, ou simplesmente deixar-se estar a banhos na piscina flutuante.

Enquadra-se no tipo de barragem de montanha e recebe água das ribeiras do Vidual e Unhais, bem como da albufeira do Rio Ceira, através de um túnel.

4. Praia Fluvial do Penedo Furado

penedo furado

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infra-estruturas.

Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade. A praia é também bastante procurada por campistas.

O local permite a realização de diversas atividades desportivas, tais como pedestrianismo, escalada, rappel, slide ou canoagem, sendo um espaço polivalente de recreio e lazer. A água desta praia é classificada nos últimos anos como Boa e/ou Excelente.  Coordenadas GPS 39° 37′ 36.12″ N   8° 9′ 50.256″ W

5. Praia Fluvial do Carvoeiro

carvoeiro

Rodeada de uma mancha florestal bem verde assim vai encontrar a Praia Fluvial de Carvoeiro. É na freguesia do Carvoeiro, concelho de Mação e distrito de Santarém que vai encontrar esta praia digna de uma visita pois as condições da praia são surpreendentes e muito apelativas. É uma praia fluvial galardoada com a bandeira azul e classificada como praia acessível.

Graças à sua localização (na localidade de Carvoeiro, ao entrar na localidade se vier de oeste ou a sair da localidade se vier de este), afastada de centros de vilas ou cidades, a Praia Fluvial do Carvoeiro é um lugar calmo onde pode desfrutar do silêncio, da paz, do ar puro, ler um livro e conviver.

Coordenadas GPS 39° 37′ 49.08″ N   7° 55′ 23.016″ W

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.