Início Economia Energia Produção hídrica em Portugal no primeiro semestre foi a mais alta de...

Produção hídrica em Portugal no primeiro semestre foi a mais alta de sempre

514
0

A produção hídrica mais do que duplicou no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo, atingindo o valor mais elevado de sempre até junho, de acordo com dados da REN – Redes Energéticas Nacionais.

Nos primeiros seis meses do ano, a produção hidráulica atingiu os 12.391 Gigawatt-hora (GWh), um crescimento de 105% face aos 6.054GWh registados no período homólogo, propiciado por condições favoráveis.

Também a produção eólica aumentou 16% nos primeiros seis meses do ano, atingindo os 7.013GWh, o que permitiu que a produção renovável tenha abastecido cerca de 71% do consumo nacional no mesmo período, repartida pela hidráulica com 41%, eólica 24%, a biomassa 4% e fotovoltaica 1%.

No primeiro semestre, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 1,68, sendo o mais elevado de sempre registado no sistema nacional, de acordo com os dados da REN, com registos desde 1971.

Até junho, a produção não renovável abasteceu 29%, com o carvão a assegurar 16% e o gás natural 13%. O saldo exportador é equivalente a 17% do consumo nacional e é o mais elevado de sempre, registado para este período.

Em junho, o consumo de energia elétrica manteve a tendência verificada no mês anterior, com uma queda de 2,7% face ao mesmo mês de 2015, mas que se reduz para 0,3%, corrigidos os efeitos da temperatura e número de dias úteis, que influenciam o consumo de eletricidade.

Em termos acumulados, no final do semestre, registou-se um consumo de 24.663GWh, o que representa uma queda de 0,3% face ao período homólogo, que com correção de temperatura e dias úteis passa a ser um crescimento de 0,5%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.