Início Crime Pelo menos 44 mortos em explosão de carro-bomba reivindicada pelo EI

Pelo menos 44 mortos em explosão de carro-bomba reivindicada pelo EI

956
0

Pelo menos 44 pessoas morreram devido a uma explosão de um camião-bomba, por um suicida vinculado ao grupo radical Estado Islâmico (EI), na cidade síria de Qamishli, divulgou hoje a agência noticiosa oficial do país (SANA).

Fontes médicas dessa localidade informaram a agência SANA que a explosão do veículo carregado com explosivos fez dezenas de feridos e ocorreu no bairro oeste de Qamishlida, próximo da fronteira com a Turquia e onde a maioria da população é curda.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (SOHR, na sigla em inglês) fixou o número de mortos em 37 civis e sete oficiais das forças de segurança curdas ‘Asayish’, assim como 120 feridos.

Publicidade

A organização explicou que o atentado teve como objetivo atingir dois edifícios governamentais (da Defesa e da Justiça) e foi executado pela autoproclamada Administração Autónoma curdo-síria, no distrito ocidental da cidade.

O SOHR acrescentou que, “uma segunda explosão ocorreu num armazém de combustível”, o qual alimentava um gerador elétrico que proporcionava corrente ao lugar onde se registou o atentado.

As forças de segurança ‘Asayish’ confirmaram, em comunicado, “a explosão de um camião-bomba no bairro a oeste de Qamishli, pelas 09:23” (07:23 hora local) e anunciou um grande número de feridos, bem como vários destroços causados numa área residencial.

O grupo radical Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque através da agência de notícias ‘Amaq’, vinculada aos jihadistas, a qual assegurou que a explosão foi realizada por um suicida com um camião-bomba.

A cidade de Qamishli, localizada no norte da província de Al Hasaka, é a ‘capital de facto’ da zona de administração autónoma curdo-síria e a que compreende as regiões de Afrin, Kobani, Al Yazira e Tel Abiad.

A Síria é desde há mais de cinco anos um cenário de conflito que causou a morte a mais de 280 mil pessoas, de acordo com os valores obtidos pelo SOHR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.