Início Mundo Estado Islâmico Extremistas brasileiros declaram apoio aos ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico

Extremistas brasileiros declaram apoio aos ‘jihadistas’ do grupo Estado Islâmico

796
0

Um grupo extremista brasileiro declarou lealdade ao grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI) e criou um canal no serviço de mensagens instantâneas Telegram, avançou hoje a especialista Rita Katz, da SITE Intelligence Group.

Segundo a especialista norte-americana da organização que monitoriza atividades terroristas na Internet, citada pela imprensa, esta é a primeira vez que uma organização anuncia uma aliança com o EI na América do Sul e declara submissão ao líder do grupo terrorista, Abu Bakr al-Baghdadi.

No Telegram, serviço de mensagens semelhante ao Whatsapp, o grupo, autodesignado Ansar al-Khilafah Brazil, destacou que “se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá em nada”.

Publicidade

O grupo referia-se ao apoio que serviços de informações internacionais têm oferecido ao governo brasileiro na prevenção de ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos 2016, que se realizam no Rio de Janeiro de 05 a 21 de agosto.

Rita Katz escreveu, na rede social Twitter, que o grupo está a aproveitar o momento para espalhar a ideologia extremista antes da maior competição desportiva no mundo.

Em junho, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) confirmou que estava a monitorizar um conjunto de pessoas que comunicam em português num grupo do EI no Telegram.

O grupo tem a designação de “Nashir Português”, numa referência à agência de notícias onde o EI publica os seus manifestos, a Nashir News Agency.

Contactada pela agência Lusa, a ABIN disse que não vai fazer qualquer comentário a respeito da informação divulgada hoje.

Após o ataque de quinta-feira em Nice, sul de França, que fez 84 mortos e 202 feridos e que foi reivindicado pelo EI, o governo brasileiro informou que vai rever as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.