Início Mundo Cabo Verde Cabo Verde: Partidos assinalam Dia da Mulher com os olhos postos...

Cabo Verde: Partidos assinalam Dia da Mulher com os olhos postos no eleitorado feminino

1455
0

As principais candidaturas às eleições legislativas de 20 de março em Cabo Verde associaram-se hoje ao Dia Internacional da Mulher com mensagens e distribuição de flores às cabo-verdianas.

Elementos do Movimento para a Democracia (MpD), na oposição, ofereceram flores às mulheres cabo-verdianas em vários locais da cidade da Praia, enquanto o líder Ulisses Correia e Silva, que esteve durante a manhã na ilha do Maio, desejou, através das redes sociais, “um dia feliz a todas as mulheres em especial as cabo-verdianas”.

Aproveitou ainda para recordar os compromissos do MpD com as mulheres, que passam, entre outras medidas, pela promoção da sua participação na liderança da vida pública, pelo acesso ao crédito, pela criação de creches e por programas gratuitos de saúde ginecológica.

Publicidade

Hoje à noite o líder do MpD participa num comício na localidade de Sal Rei, na ilha da Boavista.

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), no poder, e única força que apresenta uma mulher como candidata a primeira-ministra, prometeu assumir um novo compromisso com as mulheres cabo-verdianas.

A líder do partido, Janira Hopffer Almada, fez uma saudação especial a todas as mulheres durante o tempo de antena de hoje do partido, depois de ao longo dos últimos dias ter realizado encontros com mulheres na Praia e em São Vicente.

A candidata a primeira-ministra prometeu, caso seja Governo, avançar com a lei da igualdade de género e assegura que a candidatura que protagoniza não é apenas sua mas de todas as mulheres cabo-verdianas.

Hoje, a candidata está em Santo Antão, onde durante a manhã manteve contactos com as populações e personalidades da ilha.

Para hoje tinha agendadas participações em comícios consecutivos no Paul e em Porto Novo e à noite num jantar com mulheres também no Porto Novo.

O presidente da União Cabo Verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro, continua em atividades de campanha em São Vicente, onde durante o dia faz contactos porta-a- porta com as populações e à noite participa em comícios.

Hoje, António Monteiro saudou de forma especial as mulheres, considerando que são “a pedra de toque” da sociedade cabo-verdiana.

Em entrevista à agência cabo-verdiana de notícias, o líder da UCID garantiu estar a trabalhar para que a mulher cabo-verdiana possa ter condições para uma “vida digna”.

Mostrou-se também convicto que o próximo dia 08 de março será “muito melhor”, prometendo tudo fazer para criar as condições para que daqui a um ano as mulheres se sintam “mais felizes, mais acarinhadas e mais amadas” pelo Estado, pelo governo e pela sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.