Início Mundo Estado Islâmico Pentágono anuncia morte de chefe de Estado Islâmico na Líbia

Pentágono anuncia morte de chefe de Estado Islâmico na Líbia

3517
0

O chefe do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Líbia foi morto num ataque aéreo durante a noite, anunciou hoje o Pentágono.

Abu Nail, também conhecido como Wissam Najm Abd Zayd al ZuBaydi, era natural do Iraque e um operacional da Al-Qaida, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook, numa breve declaração.

Cook descreveu Abu Nabil como o líder sénior do EI na Líbia, acrescentando a possibilidade de ter sido o porta-voz de um vídeo de fevereiro de 2015, que mostrava a execução de cristãos coptas.

Publicidade

“A morte de Nabil irá diminuir a capacidade do EI para atingir os objetivos na Líbia, incluindo a capacidade de recrutamento de novos membros, o estabelecimento de bases na Líbia e o de planeamento de ataques externos nos Estados Unidos”, acrescentou Peter Cook.

“Embora não seja o primeiro ataque dos Estados Unidos da América (EUA) contra terroristas na Líbia, este é o primeiro ataque dos EUA contra um líder do EI nesse país, e demonstra que os perseguiremos onde quer que operem”, sublinhou.

O porta-voz do Pentágono acrescentou que a operação contra Abu Nabil foi “autorizada e iniciada antes dos ataques terroristas em Paris”, na sexta-feira à noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.