Início Atualidade Sismo de 7,3 atinge o Vanuatu sem causar tsunami

Sismo de 7,3 atinge o Vanuatu sem causar tsunami

835
0

Um sismo com a magnitude 7,3 na escala de Richter atingiu o arquipélago de Vanuatu, no oceano Pacífico, mas não foi detetada alguma ameaça de tsunami, informou na terça-feira o Instituto de Geologia dos Estados Unidos (USGS).

O terramoto ocorreu hoje, no horário local, mas ainda na noite de terça-feira no Luxemburgo.

O sismo aconteceu a uma profundidade de 131 quilómetros, a cerca de 335 quilómetros de distância da capital do país, Port Vila, de acordo com o mesmo Instituto.

Publicidade

“Com base nos dados disponíveis, não é esperado um tsunami destrutivo no Pacífico”, segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico.

Vanuatu faz parte do “Anel de Fogo”, uma zona de atividade tectónica ao redor do Pacífico, que está sujeita a terramotos frequentes e erupções vulcânicas.

O arquipélago do Pacífico Sul foi sacudido por um tremor de 6,8 graus na escala Richter no final de janeiro e outro de 6,5 em fevereiro, mas sem relatos de danos.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.