Início Culturas Arquitetura Casa do Design abre em novembro em Matosinhos com exposição da Experimenta

Casa do Design abre em novembro em Matosinhos com exposição da Experimenta

399
0

O vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, afirmou hoje que a autarquia definiu como áreas estratégicas a arquitetura e o design, que terá casa própria a partir de novembro, com uma exposição da ExperimentaDesign.

Fernando Rocha falava em Lisboa durante a apresentação da programação da 9.ª edição da ExperimentaDesign, que vai decorrer de 12 de novembro a 20 de dezembro em três cidades: Lisboa, Porto e Matosinhos.

“É muito gratificante ter a Experimenta, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal do Porto como parceiros neste evento”, salientou o vereador, sobre a descentralização da iniciativa dedicada ao design contemporâneo.

De acordo com Fernando Rocha, a câmara de Matosinhos definiu que o design seria uma área a destacar e a dar atenção, tal como a arquitetura.

A câmara decidiu disponibilizar uma antiga garagem da nave do edifício da autarquia que irá acolher, a partir de 12 de novembro, a exposição “Desejo, Tensão, Transição – Percursos do Design Português”, com curadoria de José Bártolo, que ficará patente até 12 de março de 2016.

“Vamos abrir este espaço totalmente dedicado ao design, porque considerámos que valia a pena investir nesta área”, justificou, apontando a existência da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) no concelho.

Por seu turno, Paulo Cunha e Silva, vereador da cultura da Câmara Municipal do Porto, congratulou-se igualmente com a descentralização da ExperimentaDesign para os dois concelhos do norte do país.

O Palácio dos Correios, no Porto, vai receber – também a partir de 12 de novembro, a exposição “As Far as the Mind can See”, com curadoria de Mirko Ilic, João Castro e Marco Balesteros, mostra com mais de 60 trabalhos de 28 designers de comunicação de todo o mundo, sobre a relação entre a mente, o indivíduo e a criatividade.

Esta mostra desdobra-se numa outra – “As far as the mind can’t see”, que irá inaugurar a 13 de novembro, no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa – com conteúdos distintos e complementares entre ambas.

“As far as the mind can see” (tão longe quanto a mente pode ver) é o tema geral deste ano, centrado na individualidade, “na forma como apreendemos o mundo e construímos novas realidades”, explicou a diretora, Guta Moura Guedes, na conferência de imprensa, indicando que vem no seguimento do tema anterior, “No Borders” (sem fronteiras), em 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.